Prime Medicina

Clínica Prime de Ituverava realizará biópsias mamárias guiadas por ultrassonografia

Não é apenas a segunda onda da pandemia de Covid-19 que tem preocupado os profissionais da saúde. Mastologistas têm alertado e se preocupado com o que vem sendo chamada de “segunda onda de câncer de mama”.
De acordo com o médico Dr. Leandro Facure, especialista em Mastologia, que recentemente passou a integrar a equipe da Clínica Prime Imagem, em Ituverava, já existem estimativas alarmantes e durante o período de isolamento social, em decorrência da pandemia, mais de um terço da população alvo deixou de fazer exames de rotina.
“Muitos casos que poderiam ter sido diagnosticados precocemente deixaram de ser feitos. Isso deve repercutir de forma negativa e severa nos próximos cinco anos”, alerta.
“O câncer não ficou de quarentena e não sabe que estamos em pandemia. Os diagnósticos que têm sido feitos recentemente revelam, em muitos casos, quadros mais avançados da doença, acarretando em mais quimioterapia, mais radioterapia e tratamentos mais agressivos e menores chances de cura”, lamenta.

Mamografia
A mamografia, segundo o mastologista, continua sendo o melhor método para detecção precoce do câncer de mama em mulheres acima dos 40 anos. Com o advento da tecnologia digital e instrumentos cada vez mais modernos, foi ampliada a capacidade de detecção de pequenas alterações que podem revelar a doença ainda em fase inicial, oferecendo possibilidade de cura próxima a 100%.
“A ultrassonografia mamaria não substitui a mamografia, os dois exames se complementam, aumentando a possibilidade de diagnóstico quando realizado através de bons equipamentos e por profissionais capacitados”, orienta.
Além dos exames de mamografia e ultrassonografia, para se chegar a um diagnóstico precoce e iniciar um tratamento, também é indicada em alguns casos, a realização da biopsia de mama.
“Sem dúvida, o combate à pandemia é prioritário e todas as medidas baseadas na ciência tem maior importância. Contudo, ao mesmo tempo, outras questões de saúde, como o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama devem ser consideradas com diligência, e deve atender todos os protocolos de segurança”, observa o Dr. Leandro Facure.

Novo procedimento
Mantendo seu compromisso e objetivo de oferecer diagnósticos por imagem de alta qualidade à população de Ituverava e região, a Clínica Prime Imagem que caminha lado a lado da inovação e tecnologia, a partir de agora passa realizar exames de biópsia de mama (por agulha grossa e fina) guiada por ultrassonografia.
O procedimento será realizado pelo Dr. Leandro Facure, que também é especialista em diagnóstico, tratamento do câncer de mama e reconstrução mamária, em parceria com o médico Dr. Aldo Benjamim Rodrigues Barbosa, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital de Câncer de Barretos e pós-graduado pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.

Profissional
Graduado pela Universidade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro (UFTM), Dr. Leandro Facure é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Além da Clínica Prime Imagem, desde que chegou a Ituverava, há cerca de seis meses, o mastologista também atende na Unimed Norte Paulista, no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS). O agendamento de consultas na clínica pode ser feito pelo telefone (16) 3839-1839 e no NAS, através dos telefones 3830-3020 ou 3830-3046.

Família
O mastologista Dr. Leandro Facure, que reside em Uberaba (MG), é casado com Graciella Severo e tem os filhos, Rafael De Vito e Giulia de Vito. Ele é filho do médico Djalma De Vito e Cornélia Facure.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dr. Aldo Benjamim

Dr. Aldo Benjamim

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *